quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Como fazer de seu jotacá uma cabana na floresta - tomo 14

O que é austeridade?
Austera idade.

(e, segundo o Houaiss...)
Autocontrole. Importante, não com grandes alturas, porque o tombo será enorme.
Autodomínio. Parece mas não é autocontrole, é domínio com largueza de si. Cada vez mais difícil quanto mais a gente vê que o tudo que se sabe não é o que se crê. Melhor ir, mesmo assim.
Circunspecção. Se for no círculo, cuidado.
Comedimento. Detesto.
Compostura. Abomino.
Continência. Horror.
Critério. Ahá.
Desafetação. Impossível. Sem afeto?
Despojamento. Se for, assim, despojar-se do número de jeans, colares, pulseiras, valores que se vão. Mas também são úteis, quando não são fúteis.
Discrição. Está bueno eso.
Equilíbrio. Está mejor. Precisa do desequilíbrio, do not forget.
Frugalidade. Levinho.
Gravidade. Inexorável.
Juízo. Não carece, mas cacareja.
Lhaneza. Lisura?
Maneiras. Não há quem não as tenha.
Método. Não há quem não o tenha.
Moderação. É do ser humano?
Modéstia. Existe.
Modo. Jônico.
Naturalidade. Palavra que corre junto com o rio.
Ordem. Esteticamente, melhor que desordem.
Parcimônia. Ná.
Ponderação. Para entrevistas de emprego.
Prudência. Idem.
Recolhimento. É o colo.
Regra. Menstruação.
Reserva. Em bons hotéis. E no encontro marcado.
Respeito. É bom e eu gosto.
Retraimento. Gosto e dá dor nas costas. Que nem comer tatu.
Rigor. Monástico? Sou acometida.
Sensatez. Minha infância.
Senso. Minha infância.
Seriedade. Minha infância.
Severidade. Cansei.
Simplicidade. O galho que está crescendo pra dentro da minha janela.
Singeleza. O verde da folha desse galho.
Siso. Dente.
Sisudez. Eu com cinco anos.
Sobriedade. Nos agoras, arf.
Têmpera. Tinta.
Temperança. A carta do tarot, a água escorre de um vaso a outro, para que se tempere.
Tino. Fundamental.
Virtude. Sou cheia, hhmm.
Vulto. Susto.
Restrição. Dor.
Vigor. Astúcia. Dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário